terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O que fica, de 2008, para mais tarde recordar.

Iniciado um novo ano civil e ficando para trás o ano 2008, fui remexer no álbum de acontecimentos, figuras e factos do ano que terminou. Agora importa relembrar, reler e até analisar e prever os efeitos que alguns desses acontecimentos podem vir a ter no(s) ano(s) seguinte(s).

Dia 1 de Janeiro, entrou em vigor a nova lei do anti-tabaco.

8 de Março, em Lisboa, a “Marcha pela indignação” reúne 100 mil professores, em protesto contra a política educativo do Governo.

7 de Junho, os camionistas fizeram “parar” o país contra os preços dos combustíveis e das portagens e contra a falta de apoio do Estado à renovação das frotas.

11 de Junho, em pleno Mundial de Futebol, o Chelsea anuncia a contratação de Luís Felipe Scolari.

29 de Junho, na Final do Campeonato do Mundo de Futebol, a Espanha vence de forma esclarecedora a Alemanha e sagra-se Campeã do Mundo.

7 de Agosto, um violento assalto a uma dependência do BES em Lisboa antecede uma onda de crimes nunca vista em Portugal.

8 de Agosto é realizada de forma grandiosa, memorável e inesquecível a cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim.

16 de Agosto consagra Usain Bolt como o Homem mais rápido do Mundo, ao correr a final dos 100 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim em apenas 9,69 segundos (!).

17 de Agosto, Michael Phelps, nadador americano, conquista a oitava medalha de ouro (!) nos Jogos Olímpicos. Notável.

21 de Agosto, no Estádio Ninho de Pássaro, Nélson Évora faz um brilhante e memorável salto e alcança a marca de 17,56 metros, com a qual vence o ouro olímpico!

15 de Setembro, o banco “Lehman Brothers” (o quarto maior banco de investimento do mundo) abre falência, anunciando a maior crise financeira dos últimos 80 anos.

4 de Novembro, “Yes, we can” – Barack Obama é eleito Presidente dos EUA.

8 de Novembro, em Lisboa juntam-se 120 mil professores manifestando-se contra a avaliação de desempenho dos professores.

7 de Dezembro, Cristiano Ronaldo recebe a Bola de Ouro da revista “France Football”. E porque agora falo de Cristiano Ronaldo, em 2008 foi o melhor marcador da Premier League com 31 golos, melhor marcador da Europa, melhor marcador (8) e melhor Avançado da Liga dos Campeões. A juntar a estes, foi Campeão do Mundo de Clubes também pelo Manchester United. Assim, não posso imaginar outro jogador de futebol que não Cristiano Ronaldo para ser eleito (ontem) como melhor jogador do Mundo.


REFERÊNCIAS:

  1. Já em 2009, e no dia 6 de Janeiro, o Banco de Portugal anuncia e confirma que o país vai entrar em recessão em 2009, diminuindo o ritmo do crescimento da actividade económica.
  2. No FutSagres, a Desportiva do Fundão alcançou mais 3 (brilhantes, importantes e valorosos) pontos e a consistência evidenciada leva-nos a 5 jogos consecutivos sem perder, a consolidar o 6º lugar e a ser a 2ª melhor defesa do campeonato, após 14 jornadas decorridas. Continuaremos a trabalhar/treinar/jogar de forma humilde, ambiciosa, rigorosa, exigente e concentrada.

(Este artigo foi publicado no Jornal Tribuna Desportiva, na sua edição de 13 de Janeiro de 2009)

Sem comentários: