terça-feira, 21 de abril de 2009

no cimento?

Comecemos com um pouco de Geografia. O Distrito de Castelo Branco (4º maior de Portugal) é constituído por 11 (onze) concelhos. Apenas por mera curiosidade, esses onze concelhos são: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. O Distrito tem ainda uma área geográfica de aproximadamente 6.675 km² e cerca de 210 mil habitantes. Percebe-se assim que o Distrito é grande e quando é necessário, por exemplo, escolher um Pavilhão para receber, por exemplo, uma final de uma competição distrital, a escolha e a variedade não é reduzida (não andarei longe de acertar se afirmar que cada concelho tem, no mínimo, 1 pavilhão).

A Associação de Futebol de Castelo Branco marcou para o dia 18 de Abril de 2009 (passado Sábado), a Final da Taça A.F.C.B. Futsal Seniores Feminino. Naturalmente que estas datas estão marcadas com antecedência, porque os calendários oficiais de provas assim o obrigam e a planificação/sistematização/organização de uma competição oficial organizada pela nossa Associação a isso os compromete e responsabiliza. Além disso, também a taxa de ocupação dos Pavilhões do distrito é uma razão para a prévia preparação/organização/marcação do jogo acima referido. Foi assim, com natural expectativa, que a Secção de Futsal Feminino da Associação Desportiva do Fundão aguardou a designação por parte da A.F.C.B. do Pavilhão para a referida competição. Com um distrito tão grande e com tantos pavilhões, seria difícil este jogo ser marcado para um pavilhão com condições precárias, inaceitáveis e até que colocasse em causa a integridade física das atletas envolvidas na final. Contudo, a A.F.C.B. conseguiu surpreender-me e indignar-me! A mim pessoalmente, à Secção de Futsal Feminino da AD Fundão e a quem se preocupa, interessa, valoriza e dignifica o Futsal Feminino no Distrito de Castelo Branco. A A.F.C.B. designou, para a final da Taça A.F.C.B. Futsal Seniores Feminino, entre tantos Pavilhões no Distrito, um pavilhão com piso de cimento (!), de reduzidas dimensões (!) e rodeado/cercado em toda a volta por madeira e barras de ferro (!). Era difícil, mas a A.F.C.B. conseguiu escolher um pavilhão com este tipo de condições, para a Final de uma competição oficial, organizada pela entidade máxima que rege o futsal distrital. Que pobre imagem! Foi então assim, no Pavilhão do Sport Lisboa Águias do Dominguiso, que se defrontaram AD Fundão e GCA Donas. Os clubes nada podem fazer. Nem os intervenientes, nem quem acolhe a prova, mas era dever de quem rege uma maior preocupação para que situações como esta não aconteçam nem se repitam. A A.F.C.B. deu mais um exemplo prático do comportamento pouco razoável e de desvalorização que tem tido relativamente ao futsal feminino distrital (a juntar à recente “ideia” da criação da selecção de futebol de 7 feminino com atletas do futsal).

Para a história fica este (penoso) episódio (da designação do pavilhão) e o resultado final. AD Fundão 10 (dez) – GCA Donas 0 (zero). Nesta competição, a AD Fundão marcou mais de 70 golos e não sofreu nenhum (em 5 jogos disputados).

Juntámos a conquista da Taça ao Campeonato Distrital e agora vem a Taça Nacional (com início a 1 de Maio).

Inteligência, humildade, responsabilidade e competência! Com “isto” e qualidade no treino, no jogo e na forma de jogar, a nossa ambição, (auto) confiança e desejo de vencer é enorme!


REFERÊNCIAS:

1. Sábado, 25 de Abril, Torneio da Liberdade / Futsal Feminino / Cidade do Fundão. A partir das 11h, no Pav. Municipal do Fundão. AD Fundão, CRC Quinta dos Lombos (campeã distrital da AF Lisboa) e Unidos da Estação (campeã distrital da AF Viseu).


(Este artigo foi publicado no jornal Tribuna Desportiva, na sua edição de 21 de Abril de 2009)

Sem comentários: