quinta-feira, 8 de julho de 2010

defesa de mestrado – 15 Julho 2010, 9h00 - UBI (aqui fica o resumo…)

A INFLUÊNCIA DO ESTILO DE LIDERANÇA DO TREINADOR NO RENDIMENTO INDIVIDUAL E COLECTIVO.
Esta investigação tem como principal objectivo avaliar a percepção dos atletas relativamente ao estilo de liderança do treinador, realizando um estudo de caso com a Selecção Nacional de Futsal – Clube Portugal. É objectivo caracterizar os comportamentos de liderança do Seleccionador Nacional e a sua influência no rendimento individual e colectivo, esclarecendo quais os comportamentos associados ao estilo de liderança mais e menos predominante.
Para esse efeito foram utilizados dois métodos: um questionário aos atletas e uma entrevista ao treinador da Selecção Nacional de Futsal – Clube Portugal. A nossa amostra foi constituída por 22 atletas e o Seleccionador Nacional. Para o questionário foi utilizada a Escala Multidimensional de Liderança no Desporto-2 (EMLD-2) (Gomes, 2008), que avalia a percepção dos atletas acerca dos comportamentos assumidos pelos respectivos treinadores.
Após a aplicação dos referidos métodos e posterior análise dos resultados foi possível concluir que o estilo de liderança presente na Selecção Nacional de Futsal – Clube Portugal, por intermédio do seu Seleccionador Nacional, não corresponde a um estilo de liderança predefinido e estereotipado, assumindo diferentes estilos em função da situação, do contexto e da tomada de decisão a adoptar. Com base nestes comportamentos de liderança, podemos afirmar que em função da variabilidade de estilos adoptados, o Seleccionador Nacional é um líder naturalmente aceite, eficaz, competente, corajoso, optimista e ambicioso. Podemos concluir também que a influência do estilo de liderança do Seleccionador Nacional é factor determinante no rendimento individual (atleta) e colectivo (resultado).
PALAVRAS CHAVE: ESTILO DE LIDERANÇA, SELECCIONADOR NACIONAL, ATLETAS.

Sem comentários: