terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mais que um jogo, um golo, uma vitória. 5 vidas!

Permita-nos que, na sua pessoa, nos dirijamos a todos quantos no Sábado passado socorreram a minha família na CREL – restante equipa técnica, jogadores e dirigentes. Nesse dia, acredite, (ob)tivemos a vitória mais bonita da nossa vida (uma carreira que leva já 38 e 33 anos de existência, respectivamente) e o Senhor Prof. José Luis e restantes elementos da ADF presentes no local contribuíram decisivamente para que a mesma se consumasse. Depois do aparatoso e violento acidente que envolveu toda a nossa família mais directa e da qual, miraculosamente, não há ferimentos a registar, tivemos – a minha mulher, os meus filhos e eu próprio – a sorte de termos sido socorridos, num primeiro mas decisivo momento, por verdadeiros Campeões.

Pouco importa – espero que nos compreenda – se ganham todos os jogos, mas o que lhe garanto é que, com atitudes humanas, altruístas e solidárias como a que tiveram no Sábado, ganharão seguramente um campeonato muito mais importante: ganharão o respeito dos outros, o direito a andar de coluna direita e o campeonato da atitude perante o nosso próximo. Sem temer ninguém e sem vergonha do que quer que seja. Situação rara nos nossos dias.

Acabamos de receber a notícia do mecânico com a sentença para o nosso carro: sucata!!!

Também nós e os nossos filhos poderíamos ter ido para a sucata. Num primeiro instante não fomos, graças a Deus, num segundo momento foi a todos vós que entregámos a nossa protecção.

Acredite Senhor Prof., não temos palavras suficientemente fortes para exprimir o sentimento de gratidão que guardamos dos elementos da ADF que conhecemos na CREL. Bem hajam!

Esperamos que o que viram possa servir de lição de vida (para nós a vossa ajuda serviu e muito): um carro destruído de um momento para o outro e uma família sã e salva sem saber como. Aos mais novos – e havia, muitos, mais novos do que nós – peço-lhes que não julguem que situações destas só acontecem aos outros (nós não seguíamos a mais de 140 Km/h e tínhamos pneus, com apenas, 6 meses de idade). A tarefa não é fácil, mas tentem. Também nós, até Sábado passado, acreditávamos que era só aos outros que este género de “coisas” acontecia...

A vida dá muitas voltas, e às vezes até cambalhotas. Sem contarmos com elas, sem aviso prévio. De um minuto para o outro tudo pode mudar.

A Vossa lição e o Vosso exemplo não nos abandonarão e tudo faremos para que os nossos filhos sejam, também eles, criados na companhia de princípios como os do altruísmo, da solidariedade e do respeito pelo próximo, tão bem interpretados por todos Vós.

Com um forte abraço, de infinito agradecimento.”


Na passada semana, aquando da nossa deslocação a Sassoeiros – Carcavelos para a II Eliminatória da Taça de Portugal, na CREL sentido Lisboa – Oeiras – Lisboa (saída/entrada de Odivelas) deparámo-nos com um violento e aparatoso acidente. No sentido Lisboa – Oeiras um carro acabara de capotar à nossa frente. Dentro dele seguiam 3 crianças (entre os 3 e os 6 anos) e um casal. A carta que vos transcrevi foi enviada à pessoa do Prof. José Luis pelos intervenientes do acidente, que felizmente estão bem, e dos quais também nós não nos esqueceremos.

(Este artigo foi publicado no Jornal Tribuna Desportiva, na sua edição de 9 de Dezembro de 2008)

Sem comentários: