quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Reconhecer o mérito

A 15 de Maio de 2007, aqui nestas páginas escrevi assim: “No Sábado, em Pombal, para a última jornada da I Fase da Taça Nacional de Juniores “A” em Futsal Masculino iria decidir-se qual das equipas acedia às meias-finais da competição. Com uma vantagem de 7 golos, alcançada no jogo da 1ª volta no Fundão, sabíamos que o Pombal teria que pressionar muito e bem para nos criar dificuldades e acima de tudo alcançar um resultado de tal forma dilatado que lhes permitisse sonhar com a fase seguinte (...) encarámos o jogo sabendo que estaríamos a 40 minutos de algo inédito e inesquecível para atletas e instituição e que depois de 40 minutos de dedicação e entrega, ficaríamos na história (...) Para a história fica o resultado 5-4, a quebra da invencibilidade que já tinha 11 meses e a passagem da AD Fundão às meias-finais da Taça Nacional de Juniores “A” Futsal Masculino. Inédito, memorável e histórico. Orgulhosamente felizes do percurso desportivo e social que vamos construindo e conscientes da nossa responsabilidade fruto da nossa qualidade, é um momento inesquecível… mas que ninguém nos diga irrepetível!”.

Cerca de um mês depois, a 12 de Junho de 2007, e referente à mesma época desportiva (2006/07), escrevi assim: A Secção de Futsal da Associação Desportiva do Fundão, conseguiu, no seu ano de estreia, a manutenção no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futsal (...) 10 meses de trabalho, dedicação e esforço têm um saldo extremamente positivo. Formámos uma família e agora temos duas. O Balneário, o Pavilhão, o treino, o jogo e até o autocarro foram a nossa casa durante 10 meses e tudo aquilo que vivemos juntos foi-nos tornando cada vez mais fortes e unidos,(...) estão de Parabéns também as nossas famílias e amigos, aqueles a quem roubamos tempo e momentos e aqueles que aturam os nossos estados de espírito em função dos resultados. Obrigado também para eles! Certas e não raras vezes o desgaste acumulado e provocado pela ansiedade pré e pós competitiva foi controlado também por eles e com a ajuda deles. (...) Contudo, também a Formação está de Parabéns! (...) os Juniores alcançaram as meias-finais da Taça Nacional, sendo derrotados pelo Benfica, tendo estado entre as 4 melhores equipas nacionais. Se considerarmos os Juniores como um escalão de pré-rendimento / pré-elite, os resultados obtidos esta época deixam um futuro interessante a estes atletas para seguirem o seu percurso no Futsal: bi-campeões distritais, presença na meia-final da Taça Nacional e nos 24 jogos oficiais desta época, 3 derrotas, 2 empates e 19 vitórias!.

Sendo estes “dados/resultados/factos” relativos à época 2006/07 e porque o IDP – Instituto do Desporto de Portugal leva a efeito o projecto “RECONHECER O MÉRITO”, que tem como objectivo reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelos Treinadores e Clubes que se dedicam à causa da formação dos jovens praticantes desportivos nas diferentes modalidades desportivas, na defesa dos interesses e necessidades dos jovens e na procura permanente de uma intervenção com maior qualidade, foi o Treinador Joel Rocha na modalidade Futsal e o Clube Associação Desportiva do Fundão, também na modalidade Futsal distinguidos com o Troféu “Reconhecer o Mérito 2007”. Foi numa iniciativa que decorreu no passado dia 28 de Novembro em Castelo Branco nas instalações do Governo Civil que o IDP distinguiu clubes e responsáveis técnicos de diferentes modalidades dos distritos de Castelo Branco e da Guarda com troféus referentes ao ano de 2007.

(Este artigo foi pulicado no Jornal Tribuna Desportiva na sua edição de 2 de Dezembro de 2008)

Sem comentários: