segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Uma questão de pontuação

Conta uma lenda, de idade muito avançada, que em certa localidade, um homem muito rico estava muito mal de saúde e ao sentir que as suas forças estavam prestes a acabar, pediu papel e caneta e escreveu o seguinte: “Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.

Curiosamente, o senhor acabou por falecer antes de fazer a pontuação. A quem deixou a fortuna? Apenas sabemos que eram quatro os interessados, sendo que cada um deles optou por colocar na frase a pontuação respectiva. Então, o sobrinho fez a seguinte pontuação: Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres. Entretanto, a irmã chegou logo de seguida e pontuou da seguinte forma: Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres. Intrigado, o padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa para a sardinha dele e assim escreveu: Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres. Desconfiados, os pobres da cidade quiseram saber da tal frase e um deles, sabido, fez a seguinte interpretação: Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Assim vivemos diariamente. Várias e distintas interpretações acerca de um determinado assunto, dando-lhe sentido da forma que melhor nos sirva.

No fenómeno desportivo, a questão da pontuação é tão só o mais valioso e importante factor que move instituições, atletas, treinadores e demais envolvidos no processo. É a pontuação que trás veracidade à realidade desportiva, independentemente de justiça ou injustiça, de jogar bem ou mal, de uns se sentirem prejudicados e outros beneficiados. A pontuação não engana, nem na construção frásica (como vimos anteriormente) nem numa qualquer classificação de um qualquer campeonato. A grande diferença é que a “pontuação frásica” tem vários sinais gráficos e não gráficos, e a “pontuação desportiva” apenas tem 3 formas de se expressar – vitória, empate e derrota.

A pontuação é importante, mas a construção frásica também. O resultado é importante, mas o processo para o qual se prepara um equipa também. Não deixem nada ao acaso e não permitam que os atletas tenham dúvidas em relação ao pretendido. É que no final de contas, a pontuação também não deixa dúvidas!


REFERÊNCIAS:

  1. Na Liga Sagres, a pontuação diz que o Benfica é líder em época natalícia, o que já não acontecia à 15 anos (!). No FutSagres, a pontuação diz que o Belenenses é líder e a Desportiva do Fundão, com 18 pontos, é 6ª classificada.
  2. No virar do ano civil, em função dos resultados obtidos e da pontuação alcançada, todas as equipas devem elaborar um destes cenários: manter objectivos definidos (se tudo corre como pretendido), reformular objectivos mais ambiciosos (afinal somos melhores do que inicialmente pensávamos), reformular objectivos mais realistas (afinal não somos tão bons como inicialmente pensávamos). Bom trabalho!
  3. Na 12ª Jornada do Campeonato Nacional de Fusal, o empate (1-1) em Loures com o Sporting ditou a crueldade de uma ineficácia terrível na finalização. Não conseguimos “acabar” com o jogo e o Sporting acabou por empatar a 57 segundos do fim! Em 12 jornadas, este foi o jogo onde a AD Fundão demonstrou ter uma maior superioridade perante o seu adversário, mas não conseguiu vencer. E se acham que estou a exagerar, cliquem em http://www.futsalportugal.tv/component/content/article/4377/4377.html
  4. Taça de Portugal em Futsal – FutSagres, III Eliminatória: Domingo, 28 de Dezembro, 16h00, AD Fundão x SL Benfica, Pav. Municipal do Fundão. Compareça e não venha sozinho, há lugar para mais um!
  5. Desejo a todos, um Santo e Feliz Natal, com muita saúde.

(Este artigo foi publicado no Jornal Tribuna Desportiva na sua edição de 23 de Dezembro)

Sem comentários: