quarta-feira, 6 de maio de 2009

“La Palisse”

Quando uma evidência em relação a algo é tão grande que se chega a tornar e considerar quase ridícula, usa-se frequentemente o termo, uma verdade de La Palisse. Podemos associar a esta afirmação uma outra mais comum: contra factos não há argumentos. Assim sendo, apetece-me hoje partilhar convosco algumas verdades de La Palisse, que mesmo algumas não sendo factos, não deixam argumentos passíveis de contestação.

La Palisse 1: Começou a 12 de Agosto de 2008 a caminhada da secção de futsal masculino da Associação Desportiva do Fundão no campeonato nacional da 1ª divisão de futsal FutSagres. Objectivo: manutenção através do play-off. Dia 3 de Maio de 2009, última jornada da fase regular, só a vitória nos levava de novo para lugares desejados e após a vitória sobre o adversário directo, a posição final na tabela classificativa ditou o 7º lugar e a consequente manutenção com entrada directa no play-off. Inesquecível, mas que ninguém nos diga irrepetível! 10 meses de trabalho, dedicação, responsabilidade, competência e a consciência de dever cumprido. Agora vem o play-off e o adversário é a Fundação Jorge Antunes. À melhor de 3, quem vencer 2 jogos passa para as meias-finais do campeonato nacional da 1ª divisão e o objectivo é mesmo esse: estar entre as 4 melhores equipas nacionais. Difícil, mas possível, tudo vamos fazer para vencer dois jogos.

La Palisse 2: após a 2ª jornada da taça nacional de futsal feminino, a equipa sénior da AD Fundão alcançou outras tantas vitórias e qual delas a mais difícil. Numa jornada dupla entre sexta-feira e domingo, fica a convicção de estarmos (bem) preparadas e porque ainda vamos melhorar, o nosso rendimento ainda vai aumentar. Das 6 finais, faltam 4. Difícil, mas passível de concretizar a nossa ambição e o nosso objectivo. E por mera curiosidade, na taça nacional e englobando todas as categorias, somos a única equipa que ainda não sofreu golos.

La Palisse 3: No futebol e por cá, o FC Porto, porque é muito superior às restantes equipas, vai ser, justamente, campeão nacional de futebol. Arrisco a dizer que a fraqueza de Sporting e Benfica, juntando às suas inconstantes capacidades em manter um ritmo elevado e uma “regularidade pontuável” deixam o FC Porto tão tranquilo que a viagem à Madeira foi, entre um passeio, 90 minutos de futebol. Se não for na próxima jornada será na outra, mas antevejo que no dia 10 de Maio, próximo domingo, haverá consagração de campeão no estádio do dragão.

La Palisse 4: No futebol lá por fora, o Barcelona é megalómano na prática de bom, bonito e “estratosférico” futebol. Nos anos mais recentes, não recordo uma equipa tão capaz de praticar futebol com aquela intensidade, qualidade, estética colectiva e individual. Não sabem jogar mal e recusam jogar feio. Jogam curto, apoiado, a 1 e 2 toques com uma qualidade posicional arrepiante. Uma “desorganização perfeitamente organizada” que consome e absorve o seu adversário com uma naturalidade entusiasmante. Depois, ainda tem Messi, Xavi, Iniesta e um Piqué (defesa central) que organiza a saída da bola como se fosse um médio criativo. Ainda me lembro de Guardiola jogador e esta equipa, da forma como pensa, decide, passa e joga, parecem 11 “pepes guardiolas”. 4ª feira, em Londres, o Chelsea que se cuide. O Real vai andar combalido algum tempo, e aquele 2-6 em pleno Santiago Barnabéu, é histórico.

La Palisse 5: na “nossa” Liga Piornos (ainda não percebi qual a razão para esta denominação nem que vantagens ou regalias traz aos clubes participantes) o campeão vai ficar decidido na última jornada: Águias de Moradal e CD Alcains encontram-se e no final, entre vencedores e vencidos, parece-me importante assinalar que estes dois emblemas foram dignos um do outro e desta competição, pois teve e vai ter, emoção até final.

REFERÊNCIAS:

1. Pela igualdade no desporto, consultem e assinem esta petição. É importante para todos. http://www.petitiononline.com/igualfut/.


(Este artigo foi publicado no Jornal Tribuna Desportiva, na sua edição de 5 de Maio de 2009)

Sem comentários: