quarta-feira, 19 de maio de 2010

Está difícil!!

Com o decorrer dos campeonatos e das competições e com o aproximar do fim das mesmas, começa a ficar definido os títulos e classificações a atribuir nos vários campeonatos da Europa e também nas competições internas, de futebol e futsal.

Primeiro, nós por cá! Em Portugal, está difícil encontrar o campeão nacional de futebol e o último apurado para a Liga Europa. Tudo o resto, na Liga Sagres, está encontrado. Vão os adeptos de futebol ter que esperar pelos últimos 90 minutos de futebol da época para saber o que lhes vai acontecer. Na Liga Vitalis, está difícil definir quem sobe e quem desce. Só uma certeza. O Carregado já desceu, de Covilhã, Varzim e Chaves, um vai descer e 5 equipas estão em condições de subir à Liga Sagres. Revelador do equilíbrio da competição e da imprevisibilidade de resultados.

Começo o roteiro pela Europa por Inglaterra. Impressionante. À entrada para a última jornada, Chelsea 83 pontos, Man United 82. Após 37 jogos (!), é no último que tudo se decide. Após se terem disputado 111 pontos, está difícil encontrar o campeão inglês. O Chelsea recebe o Wigan e o Man United recebe o Stoke. Eu dou vantagem ao Chelsea, mas no futebol inglês, as apostas só no fim!

Na liga Italiana, após 26 jogos, Inter 76 pontos, Roma 74. Está difícil! Faltam duas jornadas e o Inter recebe o Chievo e vai a Siena e a Roma recebe o Cagliari e vai a Chievo. Dou vantagem a Mourinho, mas pelo meio está a Taça de Itália, com a Roma, e está longe a definição do futuro campeão.

Na nossa vizinha Espanha, para não destoar deste panorama, está difícil encontrar o campeão. Em 105 pontos possíveis, Barça 90, Real 89 e o Valencia, 3º classificado, 65 (!), a 25 pontos do 1º (!). Aqui não posso dar vantagem a ninguém, mas acredito que Ronaldo vai continuar a marcar golos e a diferença e que o Barça vai continuar a jogar muito melhor futebol que o Real, que resolve os jogos com a qualidade individual dos seus (única e exclusivamente).

Em França (sim, também está difícil), a três jornadas do fim do campeonato, o Marselha leva 5 pontos de vantagem sobre o Auxerre, com quem empatou este fim-de-semana a zero. O terceiro classificado é o Lille e está a 8 pontos. O Marselha, na penúltima jornada, visita o Lille. Também aqui o campeão vai ser encontrado nas últimas.

Um Campeonato que estava difícil e deixou de estar foi o Alemão. O Bayern Munique, após o apuramento para a final da Champions, foi “virtual” campeão, porque apesar de só levar 3 pontos de vantagem para a última jornada, tem uma diferença de golos significativa (39 para 22) e vantagem no confronto directo (empate e vitória).

Passando ao Futsal (Masculino), o Sporting CP terminou a 1º fase no 1º lugar, após destronar desse posto o Belenenses, na última jornada. A AD Fundão alcançou um brilhante 6º lugar e daqui envio a todo o departamento de futsal um abraço de congratulação pela excelente época desportiva realizada. Parabéns!

No Futsal Feminino, a AD Estação iniciou a sua participação na taça nacional da categoria com uma deslocação à Batalha para defrontar a Golpilheira e fomos derrotadas por 6-4. Porque só o 1º lugar do grupo interessa para passar às meias-finais da competição, está difícil, mas longe de estar impossível e ainda dependentes de nós, dos nossos resultados, da nossa capacidade e do nosso rendimento. Enquanto assim for, haja alma, coração, força e qualidade para lutar e vencer!

Sem comentários: