quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sim! Estamos todos convocados!!

Estamos todos convocados! Apesar de escrever sem saber os convocados e de ler estas palavras a saber os convocados, temos o dever cívico desportivo e social de estar convocados no apoio à nossa selecção nacional de futebol. Sejamos covilhanenses, fundanenses, albicastrenses ou egitanienses, somos Portugal e a selecção está aqui, entre nós, a preparar a participação de um campeonato do mundo! Estamos convocados para apoiar nos treinos, nos jogos, nas deslocações do autocarro, nas acções sociais e para também, quando necessário, perceber e entender que o descanso também é treino.

Desde que tomou posse como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl teve a preocupação de levar a Selecção Nacional – Clube Portugal a várias zonas do interior do nosso país, onde a equipa tem jogado com regularidade e se tem instalado para a primeira fase dos estágios antes das fases finais das grandes competições, Mundiais e Europeus. Foi assim em Chaves, Óbidos, Évora, Alcochete, Viseu, até em Macau, a caminho da Coreia e do Campeonato do Mundo 2002. Agora, coube à Covilhã, onde Portugal estará de 14 de Maio a 1 de Junho, aqui defrontando Cabo Verde e os Camarões, excelente adversário se pensarmos na importância transcendente do primeiro encontro na África do Sul, com a Costa do Marfim. Num entendimento entre Município e demais forças vivas da cidade, a Selecção utilizará dois hotéis em permanência, o Serra da Estrela no topo da montanha mais alta de Portugal e o Hotel de Turismo, no centro da cidade e muito próximo do estádio onde terão lugar os dois jogos disputados e a maioria das sessões de treino. Optando por um estágio em altitude, Carlos Queiroz não dispensa sessões de treino no histórico Estádio Santos Pinto, sensivelmente a meio caminho entre o centro da cidade e o topo da Serra da Estrela, mesmo que a maior parte dos trabalhos tenha lugar no Complexo Desportivo, no centro da cidade. À semelhança do que sucedeu há dois anos, quando a Selecção teve o seu quartel-general em Viseu e se deslocou a Tondela para treinar uma vez, também agora terá lugar uma curta viagem até à Guarda, a cidade mais alta de Portugal, prevendo-se, mais uma vez, uma acção pedagógica e social de grande significado.

Após a convocatória, aproxima-se o dia da chegada dos jogadores à cidade. Mas nem todos. A concentração está agendada para sexta-feira, dia 14, mas nesse dia o seleccionador não deverá contar com mais que nove/dez jogadores, todos cujos clubes terminaram a época neste fim-de-semana que passou: Nani, do Man. United; Eduardo, do Sp. Braga; Fábio Coentrão e outros potenciais convocados do Benfica; Veloso, João Moutinho, Pedro Mendes, Rui Patrício e Liedson, do Sporting e também Danny, do Zenit, estarão já disponíveis. Depois, até que os restantes cheguem e para que os trabalhos comecem a decorrer de forma natural, estarão também convocados jogadores Juniores da AD Estação e jogadores do SC Covilhã. Isto porque os restantes internacionais chegarão a conta-gotas, assim que as competições onde estão envolvidos terminem. Nesta situação estão jogadores do FC Porto, que jogam a final da Taça de Portugal a 16 de Maio, futebolistas a actuar em Espanha, porque a última jornada da Liga será disputada no próximo fim-de-semana e porque o Atl. Madrid, de Simão e Tiago, joga a final da Taça do Rei a 19 de Maio. Em semelhante situação está Hugo Almeida (o Werder Bremen joga a final da Taça da Alemanha, dia 15) e de todos os portugueses do Chelsea que disputa a FA Cup, com o Portsmouth, também dia 15 de Maio. Ou seja, por este andar, só no final do mês de Maio (dia 26 mais precisamente) Queiroz terá à sua disposição todos os eleitos para o Mundial de Futebol.

O primeiro treino da selecção será na sexta-feira, 14 de Maio, às 17h, no Complexo Desportivo da Covilhã – aberto ao público e aos órgãos de comunicação social. No sábado, dois treinos “fechados” ao público, no Santos Pinto e no Domingo prevê-se casa cheia para assistir ao treino, às 10h30 no Complexo Desportivo da Covilhã. Para assistir aos treinos abertos será necessário apresentar bilhete, que serão emitidos e oferecidos pela Câmara Municipal da Covilhã. A FPF avisa que será vedado o acesso ao público que não tiver bilhete. Bons treinos, bons jogos, bom e respeitador apoio à nossa selecção.

Sem comentários: