domingo, 13 de junho de 2010

Depois do oitavo já se pensa no non(v)o!

A Associação Desportiva da Estação realizou no presente fim-de-semana a oitava edição do torneio internacional Diamantino Costa cidade da Covilhã para escolas e infantis – futebol de 7 e com todas as condições reunidas, o torneio decorreu de forma agradável, abrilhantado por jogos de enorme qualidade e por muito público nas bancadas do Complexo Desportivo da Covilhã. Depois da recepção às equipas na sexta-feira, e dos jogos de apuramento no Sábado, memorável momento de confraternização entre as delegações das comitivas presentes – para mais tarde recordar. No domingo, restabelecidos dos jogos de sábado, realizaram-se as finais e em escolas a equipa Football by Carlos Queiroz venceu na final o Colégio Guadalupe de Setúbal por 3-2. Em infantis, o FC Porto derrotou na final o Sporting CP por 4-1. De tenra idade, estes atletas demonstram um enorme respeito pelos princípios de jogo, ofensivo e defensivos, e identificam de uma forma assinalável os momentos de transição e de esquemas tácticos. Para quem se refere a atletas de 8 – 12 anos, é de facto muito prometedor. De assinalar a presença de João Vieira Pinto (ex atleta profissional de futebol, internacional por Portugal por 81 vezes, marcando 23 golos) no sábado e no domingo, do patrono do torneio, Yannick Djaló. Continua igual a si próprio. Mais famoso e conhecido, mais procurado por todos mas igualmente atencioso e sorridente para quem quer um autógrafo, uma fotografia, um cumprimento. Tê-lo entre nós é importante para nós mas sobretudo para todos os jovens atletas praticantes de futebol presentes no torneio. Nascido em Bissau a 5 de Maio de 1986, Yannick Djaló é de origem guineense e tem singelos 24 anos e recentemente casou-se com a menina que deu vida à “floribella” e que se dá pelo nome de Luciana Abreu.

Depois do oitavo torneio, já se pensa no nono. Nono e novo. Novo nas instalações desportivas a utilizar para a realização do torneio. Utilizar o complexo desportivo da Covilhã é motivo de satisfação, mas utilizar o complexo desportivo da associação desportiva da estação seria o concretizar de um enorme sonho! Acreditemos todos que a nona edição possa ser na nova casa, com condições de elite para receber todos os nossos convidados. A non(v)a edição! E porque falo de um sonho, permitam-me esta inconfidência: enquanto passava pelas bancadas e circundava o espaço envolvente, vê-se, sente-se e respira-se a grandiosidade da família da AD Estação. É mesmo muito grande. Em qualidade, quantidade, carácter e perseverança. Todos juntos, com o nosso humilde contributo, podemos ajudar este sonho a tornar-se real – o complexo desportiva da associação desportiva da estação. Este torneio revela (mais uma vez) que a instituição, pese embora a sua constante ascensão, merece muito mais e tem que alcançar muito mais. Querer todos queremos, mas temos mesmo que conseguir. E vamos conseguir! Dia após dia, jogo após jogo, dificuldade após dificuldade, resultado após resultado, não após não! Porque enquanto há vida há esperança e quando o homem (da ade) sonha, a obra (complexo desportivo) nasce!

Termino com um enorme bem-haja a todos os que contribuíram para a realização deste evento, desde patrocinadores a colaboradores, e porque não me quero esquecer de ninguém, não vou enumerar ninguém! Eles sabem quem são e o quão importante são!

REFERÊNCIAS:

1. Aproveito este espaço para fazer referência a uma enorme pessoa: José Félix Rabasquinho! Porque as homenagens devem ser feitas em vida e a quem merece, foi com enorme alegria que o vi presente entre nós na manhã de Domingo e me dirigi a ele. Foi com enorme orgulho e satisfação que o ouvi dizer o meu nome e lembrar-se de mim! Foi ele, quando eu era atleta infantil da AD Estação na longínqua época de 93/94, que aquando da marcação de uma grande penalidade me disse: és tu que vais marcar o penalti? Eu respondi que sim e ele perguntou rapidamente: e tu chegas com a bola à baliza? Eu fique de tal forma envergonhado que nem respondi. Quando ele apitou, corri para a bola e falhei! O remate saiu mesmo fraquinho e o guarda-redes do Cernache defendeu mesmo com enorme facilidade! José Félix Rabasquinho disse-me de imediato: eu bem te avisei!! A imagem de simpatia, boa disposição e constante alegria contagiante despertou a minha atenção e esta “estória” ficará para sempre na minha memória! A si, José Félix Rabasquinho, e à sua família, que a vida lhes traga tudo o que mais desejam: saúde para si e para os seus! E um enorme bem-haja pelo que deu ao associativismo!

Sem comentários: