terça-feira, 22 de junho de 2010

O seu a seu dono, sff!

A Associação de Futebol de Castelo Branco realizou pelo segundo ano consecutivo a Gala do futebol (e futsal) distrital. A Gala não deveria ser apelidada de “futebol”, até porque, premeia e distingue modalidades que não só o futebol. Distingue também o futsal, a arbitragem e também, e nunca menos importante, a classe dirigente do desporto. Seria assim (digo eu), uma designação a rever. Excluindo este pequeno detalhe, que para as gentes do futsal é um “pormaior”, é agradável e bonito reunir gente que durante épocas desportivas trabalha no anonimato, se conhecem de jornais, sites e entrevistas, e têm oportunidade de se conhecerem pessoalmente, trocando impressões, partilhando ideias e reconhecendo competências. Por isso, e pela atitude congregadora da A.F.C.B., os meus parabéns pela repetição da iniciativa, que oportunamente dirigi ao seu Presidente.

Quanto às nomeações e às devidas distinções, como disse o Presidente da A.F.C.B., “as nomeações serão sempre polémicas e alvo da sua crítica” (construtiva ou destrutiva em função de interesses pessoais, colectivos e desportivos). Não me compete a mim opinar sobre nomeações ou distinções atribuídas, mas sinto-me no dever desportivo de repor no seu devido lugar, algumas atribuições, apenas e só porque conheço melhor que qualquer um, a razão pela qual transmito estas considerações. No futsal feminino, para a melhor atleta do ano, eram nomeadas Rute Duarte e Cátia Morgado da AD Estação, e Mafalda do Bairro do Cansado. Até aqui, com menor ou maior concordância, estaremos minimamente de acordo. Daqui para a frente, a decisão a adoptar tem que ter critério mais rigorosos e sobretudo, critérios de facto. Rute Duarte é, não tenhamos a menor dúvida, uma das melhores atletas de futsal feminino de Portugal. Internacional e com inúmeros títulos conquistados, é uma capitã exemplar! Cátia Morgado, uma jovem atleta de apenas 20 anos de idade e com dois anos de prática regular de futsal feminino, é bi-campeã distrital e vice-campeã mundial de futsal feminino universitário e esta época desportiva foi um exemplo para as restantes praticantes da modalidade, pela entrega, dedicação, qualidade e ambição, a juntar ao rendimento desportivo que esta época apresentou. Não desvalorizando nenhuma das outras 13 atletas que com ela trabalharam (Joana Santos, Sara Coelho, Sofia Ferreira, Catarina Rondão, Carolina David, Rute Duarte, Daniela Gaspar, Margarida Morão, Ana Vanessa, Vanessa Nunes, Rita Curto, Cláudia Fortunato e Liliana Soares), esta distinção merecia ter sido entregue, publicamente, a Cátia Morgado. E digo publicamente porque Rute Duarte, demonstrando toda a sua categoria social e desportiva, apenas ao alcance de uma enorme capitã, após saber a atribuição do prémio, de pronto disse “Eu? Era pra Cátia, ela fez uma boa época e merecia”. Notável, a atitude humilde da Rute e a modéstia de Cátia em aceitar a distinção à nossa capitã! As duas conscientes que sem as restantes, o clube e todo o departamento de futsal, nada disto seria possível e as minhas palavras não faziam sentido nenhum! É por isto, e por muito mais que não se vê nem se ouve, apenas se sente e se transmite, que é um orgulho enorme liderar estas atletas!

REFERÊNCIAS:

1. Uma palavra de felicitação e gratidão a Manuel Ribeiro, distinguido com o Troféu Prestígio na Gala AFCB. Foi um enorme prazer e uma constante lição de vida desportiva ter trabalho com ele no Gabinete Técnico da A.F.C.B. Bem-haja e muitos parabéns! O seu a seu dono!

2. Sete zero à segunda jornada de um campeonato do mundo de futebol é digno de entrar na história. Portugal conquistou uma boa vitória mas é “apenas” isso, uma vitória e três pontos! A segunda fase está perto e daí em diante, qualquer selecção pode ambicionar a mais. São noventa minutos de futebol, (ou cento e vinte e até com pontapés da marca de grande penalidade), e com esforço, dedicação, qualidade e organização, tudo é possível! Coragem e ambição!

3. Ronaldo mostrou o carácter de um grande “capitão”. Após receber o prémio MVP do jogo Portugal – Coreia disse “Não sei se foi justo. O Tiago jogou melhor que eu. Fez dois golos e uma assistência”. Após o jogo, o capitão da Selecção Nacional decidiu entregar o prémio a Tiago, por entender que o colega merecia tal distinção. “Tive uma surpresa no balneário. O Cristiano dedicou-me e ofereceu-me o prémio. É uma grande atitude”, disse Tiago após o jogo.

Sem comentários: