terça-feira, 2 de junho de 2009

quando o possível se torna mais possível!

Começo pelo fim. Fenomenal! Jogar em inferioridade numérica os últimos minutos do jogo (GR+3x5), estando o resultado favorável 3-2, e não permitir uma situação de finalização/oportunidade de golo e conseguir, mesmo assim, manter a posse da bola com enorme qualidade e segurança, só se pode estar orgulhoso, feliz e satisfeito da competência evidenciada.

6ª jornada da 1ª fase da Taça Nacional de Séniores Femininos em Futsal. AD Fundão – Golpilheira. Só a vitória nos permitia alcançar o 1º lugar do grupo e o consequente acesso às meias-finais da competição, perfilando entre as 4 melhores equipas de futsal feminino de Portugal. Queria partilhar que esta equipa de futsal feminino, de enorme carácter, dedicação, responsabilidade e ambição tem revelado a cada dia/treino/jogo uma coragem e uma persistência impressionante! Quando se junta a isso muito trabalho, tudo o possível se torna mais possível!

Do jogo de Sábado queria apenas destacar o seguinte: a vencer por 3-1 e a cerca de 4 minutos para o fim, a AD Fundão fica a jogar em superioridade numérica (4x3) por expulsão de uma adversária. Um minuto depois, uma falta é-nos assinalada (a 6ª) e decidida uma expulsão. Do livre de 10 metros o 3-2, com 3 minutos e 15 segundos para jogar. Em inferioridade numérica até a 1 minuto e 15 segundos do final, e apenas com 3 atletas mais a GR em campo, a nossa adversária adiantou a GR e passámos a ter um jogo 5x3+GR. Serei honesto e sincero se vos disser que nunca treinei esta situação específica do jogo. Com apenas 3 atletas, conseguimos manter a posse da bola com enorme critério, segurança e qualidade. Quando chegou o tempo de igualar o número de atletas, a 1 minuto e 15 segundos do fim, a vitória estava mais perto e durante todo este tempo não permitimos nenhuma situação de finalização, jogando 5x4+GR, demonstrando uma serenidade, organização colectiva e uma mentalidade tão forte que eu estava mais seguro que nunca.

Esta demonstração de enorme capacidade e consistência nos últimos minutos só foi possível devido às noções colectivas (defensivas e ofensivas) que esta equipa possui. Dia 10 e dia 13 de Junho, vamos disputar as meias-finais com o FC Vermoim, da AF Braga. Porque estamos aqui e pela forma como chegámos aqui, vão ter que levar connosco! Tudo o possível se torna mais possível quando sabemos o que fazer, como fazer e quando fazer.

REFERÊNCIAS:

1. A final de Roma da Liga dos Campeões teve um vencedor esteticamente brilhante e supremo a nível colectivo. Qualquer equipa podia ter vencido tal a qualidade de ambas, mas a mim pareceu-me que o Manchester ficou refém da sua própria estratégia quando se “esqueceu” que pressionar alto para impedir a saída de bola em apoio do Barcelona iria abria “espaços” na zona central onde andavam “organizadamente perdidos” dois meninos de ouro: Iniesta e Xavi. E se nos lembrarmos que o primeiro golo do Barcelona nasceu dos pés de Iniesta após progressão com bola, percebemos que o Manchester, por “querer tapar a cabeça, destapou os pés”. E depois do Barcelona se encontrar a vencer, era fácil perceber como iria ser o jogo. Só de bola parada ou Cristiano Ronaldo podiam fazer alguma coisa para tanta qualidade colectiva, ofensiva e defensiva. O Senhor Johan Cruyff disse: "Este Barça, do qual me alegro, impôs um estilo de jogo, uma forma de jogar que provocou milhões de elogios em todos os cantos do mundo. E escreveu com letras grandes e de ouro, a mensagem mais divulgada de 2009: pode ganhar-se jogando bonito e dando espectáculo. Copiem esta proposta. Atrevem-se?”.


(Este artigo foi publicado no Jornal Tribuna Desportiva, na sua edição de 2 de Junho de 2009)

Sem comentários: